• Clínica Rothier Odonto

Síndrome da Ardência Bucal


A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma condição caracterizada pela sensação de queimação da mucosa bucal, sem que uma causa física possa ser detectada. Muitos profissionais da área de saúde acreditam que as emoções desempenham um importante papel na maioria das doenças e que, na SAB, quando fatores locais ou sistêmicos não podem ser responsabilizados por esta queixa, fatores psicogênicos, como ansiedade e depressão, podem ser os responsáveis pela sintomatologia. Os sintomas primários mais comuns nos pacientes com SAB, por ordem de freqüência são:

xerostomia, paladar alterado, sede, sensação de queimação na língua e sensação de queimação nos lábios. As localizações mais relatadas são ponta, bordas e dorso da língua, lábios e mucosa bucal. Apresentaram ainda altas taxas de ansiedade, tensão muscular e psicastenia. Os portadores dessa Síndrome podem apresentar complicações nas articulações temporomandibular, devido ao estresse e o trabalho excessivo dos músculos da mastigação, desenvolvendo DTM.

Além da ardência bucal esses pacientes relatam dor na face. O tratamento com laser (laserterapia) vem mostrando bons resultados na sintomatologia dessa síndrome, aliando a outras terapias e principalmente uma terapia psicológica.

Dr Cesar Noce - dentista especialista em estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca. Atende em nossa unidade da Barra da Tijuca.

Agende uma consulta.

#estomatologia #síndromedaardênciabucal #dentista #dentistaBarradaTijuca #SAB #ardêncianaboca #ardêncianalingua #queimaçãodamucosabucal #xerostomia #bocaseca #DTM

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier