• Clínica Rothier Odonto

NUTRIÇÃO E A SAÚDE BUCAL


Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Uma alimentação inadequada pode contribuir para doenças periodontais, uma das causas principais da perda de dentes em adultos.

Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amidos contribuem bastante para a produção de ácidos pela placa que atacam o esmalte do dente. Se você consumir alimentos ricos em açúcar ou amido, tente fazê-lo durante as refeições e não entre elas, e evite quaisquer alimentos que se prendam aos dentes, porque podem produzir mais placa.

A produção de saliva cresce durante as refeições, o que pode ajudar a “lavar” alimentos e ácidos da boca. Quase todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, contêm algum tipo de açúcar; no entanto, esses alimentos são parte necessária de uma dieta saudável, porque muitos deles também contêm nutrientes importantes.

Após cada refeição não deixe de usar os fio dental e escovar os dentes;

Lave as mãos antes de iniciar a sua higiene bucal;

Troque sua escova de dente com maior frequência que o normal.

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier