• Clínica Rothier Odonto

Dr. Armando Werneck de Carvalho


Dr. Armando Werneck de Carvalho nasceu em 18 de julho de 1922 na casa de seus avós maternos, José Ignácio da Rocha Werneck e Regina Cabral da Rocha Werneck. O sobrado ficava na Rua Pereira da Silva número 65, no bairro de Laranjeiras. Seus pais foram Donysio Bentes de Carvalho e Alice Werneck de Carvalho.

Seu pai, nascido e criado em Belém, foi um grande médico tisiologista, laureado várias vezes pela Academia Nacional de Medicina e sua mãe Alice, natural de Paraíba do Sul, foi filha primogênita, de oito irmãos, todos, filhos do casal acima mencionado.

Dr. Armando Werneck de Carvalho era o primogênito de cinco irmãos e desde pequeno demonstrou dotes especiais para leitura e o estudo. Foi matriculado aos cinco anos de idade por indicação da tia materna Maria Cabral da Rocha Werneck, grande pedagoga, no colégio Anglo Americano, na sua filial de língua exclusivamente inglesa. Foi alfabetizado, portanto, em inglês, e estudou nesta língua todo o curso primário sob a supervisão da professora Miss Coney diretora do Colégio Anglo Americano. Portanto, tornou-se bilíngüe tendo no inglês a mesma fluência do português, fato este que foi primordial mais tarde nos seus estudos de ortodontia e também permitiu que se tornasse o “tradutor oficial” de vários professores americanos que vieram ao Brasil para transmitir os estudos fundamentais e especializados de ortodontia para o grupo dos fundadores desta sociedade.

Fez ginásio e segundo grau no Colégio Santo Inácio onde se graduou com honras. Depois de ter cursado odontologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou em 1942, foi duplamente recomendado ao Dr. Kant Rothier Duarte pelo seu primo Dr. Jayme Filgueiras, endodontista, e pelo Prof. Dr. Cláudio Ferreira Mello, médico e dentista, professor de patologia oral da Faculdade Nacional de Odontologia da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na ocasião o Dr. Kant já possuía três assistentes: Dr. José Schmidt Sobrinho, Dr. Delfino Magalhães Lustosa e Dr. Spencer Rothier.

Como não havia curso para formação de ortodontistas naquela época os único pré-requisitos para trabalhar com Dr. Kant era que fosse pessoa de idoneidade moral comprovada e que tivesse grande fluência na língua inglesa. Desta forma o Dr. Armando passou a integrar a equipe do Dr. Kant Rothier na Rua Manoel de Carvalho no centro do Rio de Janeiro começando então a estudar e praticar ortodontia, uma vez que a clínica crescera muito e era necessária a presença de mais um profissional. Mostrou à partir daí grande empenho e aplicação em sua vida profissional como ortodontista.

Ao centro Dr. Armando Werneck de Carvalho tradutor do curso do Dr. Robert Strang. (a esquerda Dr. Robert Strang e a direita Dr. Moacyr Rutowitsch)

Infelizmente esta carreira tão brilhante e completa foi bruscamente interrompida por um infarto no fia 9 de fevereiro de 1971, quando tinha apenas 48 anos.

Deixou três netos: Armando Werneck Bueno Guimarães, historiador, nascido em 19 de outubro de 1971; Daniel Werneck Bueno Guimarães, antropólogo, nascido em 28 de março de 1973; e Helena Werneck de Carvalho Bueno Guimarães, engenheira, nascida em 21 de maio de 1976.

Sua lembrança, para seus familiares e colegas de profissão, permanecerá para sempre.

FONTE: LIVRO DOS 50 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTODONTIA


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier