• Drª Juliana de Paiva

Clínica Rothier Odontopediatra na Barra da Tijuca - Bruxismo Infantil


O bruxismo em crianças tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos devido ao seu impacto negativo na qualidade de vida e também por ser considerado importante fator de risco para disfunções temporo-mandibulares.


Pesquisas recentes têm apontado uma relação entre bruxismo e alterações respiratórias. Fatores funcionais, estruturais e psicológicos podem estar envolvidos com a presença do bruxismo. É considerado a atividade parafuncional mais danosa para o sistema estomatognático e está diretamente relacionado à má qualidade do sono.


Crianças com apneia do sono despertam com frequência, o que aumenta a atividade parafuncional, o que pode levar, entre outros, ao bruxismo, que é associado com sono fragmentado.


Há ainda o agravante que crianças com obstrução das vias aéreas tendem a jogar a mandíbula para frente para melhorar a passagem de ar, o que pode estimular receptores das vias aéreas superiores para aumentar tônus das vias aéreas, também levando ao bruxismo.


As crianças que usam chupeta apresentaram risco de bruxismo aumentado em cerca de sete vezes.


Em geral o tratamento deve ser multidisciplinar, e precisa da colaboração efetiva dos pais, que receberão orientações sobre aspectos comportamentais.

Acompanhamento multidisciplinar com o Ortodontista, Otorrino, Pediatra, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

Fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.


MAIORES INFORMAÇÕES: (21) 99959-2454

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier