- Clínica Rothier Odonto
Mais um caso onde evitamos a extração do dente
Atualizado: 17 de Jun de 2020
A paciente chegou em nossa clínica e desejava um tratamento ortodôntico sem extrações dentárias, mas possuía uma falta de espaço (apinhamento) muito grande.
Surge então a pergunta: Como ganhamos espaço em Ortodontia?
Podemos expandir os arcos, projetar dentes ou então diminuir volume dentário.
O que seria diminuir volume dentário?
A abordagem mais tradicional seria fazer extrações dentárias. Contudo, uma prática muito menos invasiva é o polimento dentário (interproximal reduction - IPR).
Longe de ser uma grande novidade, afinal, é um procedimento realizado em Ortodontia desde os anos 60, ele ganhou muita força e relevância nos dias de hoje com o advento de simulações virtuais (ClinCheck) aonde podemos planejar melhor aonde e quanto IPR a ser feito. Além disso, hoje contamos com dispositivos que nos permitem também aferir quanto de IPR foi realmente realizado.
Foi exatamente essa abordagem mais simples, rápida, conservadora, eficaz e estável que realizamos no tratamento do caso 507 publicado na Global Invisalign Gallery.
Além da falta de espaço a paciente ainda apresentava projeção dentária (popularmente chamada de dentuça) e mordida cruzada posterior lingual e vestibular. As mordidas cruzadas foram solucionadas, bem como a projeção dos dentes anteriores, obtendo-se um resultado estético e funcional de maneira rápida e conservadora.
O resultado obtido fico tão bom que este caso foi posteriormente selecionado no Peer Review Awards como um dos melhores casos internacionais daquele ano.
NOTA: para que um caso seja publicado na Global Invisalign Gallery ele passa por um duplo crivo de qualidade feito por auditores internos. Posteriormente, os casos selecionados são submetidos a uma votação internacional as cegas* aonde se escolhem os melhores casos daquele ano, esta é a premiação do Peer Review Awards (“Premiação da Revisão dos Pares”).
Clínica Rothier Odontologia Integrada dentista Invisalign Doctor Barra da Tijuca Ipanema e Niterói.