• Clínica Rothier Odonto

Mais um caso onde evitamos a extração do dente

Atualizado: Jun 17


A paciente chegou em nossa clínica e desejava um tratamento ortodôntico sem extrações dentárias, mas possuía uma falta de espaço (apinhamento) muito grande.

Surge então a pergunta: Como ganhamos espaço em Ortodontia?

Podemos expandir os arcos, projetar dentes ou então diminuir volume dentário.

O que seria diminuir volume dentário?

A abordagem mais tradicional seria fazer extrações dentárias. Contudo, uma prática muito menos invasiva é o polimento dentário (interproximal reduction - IPR).

Longe de ser uma grande novidade, afinal, é um procedimento realizado em Ortodontia desde os anos 60, ele ganhou muita força e relevância nos dias de hoje com o advento de simulações virtuais (ClinCheck) aonde podemos planejar melhor aonde e quanto IPR a ser feito. Além disso, hoje contamos com dispositivos que nos permitem também aferir quanto de IPR foi realmente realizado.

Foi exatamente essa abordagem mais simples, rápida, conservadora, eficaz e estável que realizamos no tratamento do caso 507 publicado na Global Invisalign Gallery.


Além da falta de espaço a paciente ainda apresentava projeção dentária (popularmente chamada de dentuça) e mordida cruzada posterior lingual e vestibular. As mordidas cruzadas foram solucionadas, bem como a projeção dos dentes anteriores, obtendo-se um resultado estético e funcional de maneira rápida e conservadora.

O resultado obtido fico tão bom que este caso foi posteriormente selecionado no Peer Review Awards como um dos melhores casos internacionais daquele ano.

NOTA: para que um caso seja publicado na Global Invisalign Gallery ele passa por um duplo crivo de qualidade feito por auditores internos. Posteriormente, os casos selecionados são submetidos a uma votação internacional as cegas* aonde se escolhem os melhores casos daquele ano, esta é a premiação do Peer Review Awards (“Premiação da Revisão dos Pares”).


Clínica Rothier Odontologia Integrada dentista Invisalign Doctor Barra da Tijuca Ipanema e Niterói.

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier