• Clínica Rothier Odonto

Clínica Rothier Odontologia Integrada seu dentista Barra da Tijuca Ipanema...

Atualizado: Mai 7

Caso de mordida aberta tratado sem cirurgia! 


Expandindo os limites com Invisalign.


Este sem dúvida é um dos casos mais memoráveis de nossa clínica. O paciente chegou com um histórico de tratamento ortodôntico prévio de sucesso, mas que com o passar dos anos a mordida foi gradualmente “abrindo” comprometendo não apenas a estética, como também a função mastigatória visto que os dentes literalmente não se tocavam impedindo uma função normal.


O primeiro passo foi uma avaliação clínica e anamnese detalhada aonde constatamos que o paciente provavelmente havia sofrido uma luxação prévia da mandíbula. Com o passar dos anos, sua mordida foi “piorando” , na verdade, paciente havia desenvolvido uma compensação muscular a esse problema. 


O paciente foi reprogramado e a mandíbula posicionada na posição ideal... e acreditem... essa posição era a da foto inicial do vídeo acima.


Quando fomos enfim elaborar um plano de tratamento ortodôntico o paciente nos fez algumas exigências: "sem cirurgia,  sem extrações de dentes,  sem min-implantes ortodônticos e sem elásticos" ... ufa!! Confesso que quando ouvi as exigências pensei em perguntar: “Posso te tratar?” Mas como de praxe ponderei tudo e disse que faria meu melhor para atender a essas demandas. 


Tudo é questão de planejamento, me debrucei sobre a simulação virtual, fui estudar o que havia de mais moderno na literatura ortodôntica, bem como na biomecânica clássica. E pronto! Encontrei uma mecânica ortodôntica eficaz para esse tipo de situação, mas que demandaria uma nova configuração de planejamento virtual (ClinCheck) para esse paciente. E assim foi feito!


Tratamento concluído com todas as demandas do paciente em apenas 16 meses com o sistema Invisalign. O resultado foi escolhido dentre os 3 melhores casos Globais na premiação do Peer Review Awards da Global Insvisalign Gallery.

Seguimos, com qualidade, por aqui...

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier