• Clínica Rothier Odonto

Os prós e os contras do uso da chupeta em bebês em fase de amamentação.


Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.

Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê.

No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida.

Diante de tantos benefícios, não é difícil entender como a amamentação é fundamental para a saúde da criança. Sendo assim, iniciativas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Dia Mundial da Amamentação são essenciais para garantir a conscientização da sociedade sobre essa questão.

Já se sabe que a amamentação é um ato fisiológico materno e é fundamental para o desenvolvimento da criança. A questão é em que fase se introduz o hábito de sucção de chupeta?

A chupeta é realmente imprescindível para a criança? A chupeta pode reduzir a duração do ato de amamentar. Evidências científicas em estudos randomizados não mostram claramente o processo, mas observações mostram: ❌Confusão de bicos do seio materno e chupeta, principalmente em bebês que tiveram dificuldades na pega do seio da mãe. ❌Cansaço da musculatura facial espaçando mais a amamentação. ❌Redução da estimulação na produção do leite materno. A controvérsia ocorre no momento em que a AAP-Academia Americana de Pediatria estimula o uso da chupeta para prevenir a morte súbita em bebês e a OMS contra-indica o seu uso assim como de mamadeiras. Cabe aos profissionais da saúde e aos pais analisarem o uso e optarem ou não por ele.

Dra Juliana de Paiva, odontopediatra da Clinica Rothier, aponta:

Os pontos positivos: -Diminuir morte súbita pelo fato de eliminar alterações nas vias aéreas. -Para amadurecimento de bebês pré-termos que são alimentados através de sonda nasogástrica. -Acalma o bebê diante de dor ou incômodo. Os pontos negativos: -Pode reduzir a longevidade da amamentação. -Alterações nas matrizes funcionais (mastigação, deglutição, respiração e fala). -Alterações no estímulo de crescimento facial em padrão de normalidade. -Alterações na dentição, proporcionando mordidas abertas e ou cruzadas. -Correlação com otite média aguda do ouvido, devido ao não abertura da tuba auditiva puxada pelo músculo tensor do palato mole. -Relação com diarreias e infecções com aumento de exposição bacteriana. Através de estudos percebeu-se que só se previne a morte súbita quando a chupeta está na boca da criança ao dormir, porém na verdade a criança utiliza este artefato para adormecer, deixando em seguida de lado no berço, criando um viés nos estudos descritos acima.

Por isso o Ministério da Saúde adota como protocolo a posição de decúbito dorsal como posição correta no ato de dormir. E ao se optar pelo uso da chupeta, esta deve ser introduzida tão somente na terceira ou quarta semana de vida e depois do perfeito estabelecimento da amamentação, nunca antes. Optar por chupetas ortodônticas, na faixa etária adequada, livre de BPA (BPA Free*) e relacionada ao momento de dormir.

*BPA Free é a sigla que indica que o produto está livre de Bisfenol A, um composto utilizado para fabricar o policarbonato. Policarbonato é um tipo de plástico presente em produtos como mamadeiras, potes, chupetas, copos, pratos, talheres e na parte interna de enlatados.

Dra Juliana de Paiva, odontopediatra, atende na Clinica Rothier na Barra da Tijuca, agende uma consulta.

#ortodontia #dentistabarradatijuca #odontopediatria #odontopediatra #chupeta #dentedeleite #dentição #desenvolvimentofacial #cavidadebucal #infancia #criançanodentista #amamentação

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier