• Clínica Rothier Odonto

Dr. Antônio Joaquim Teixeira Duarte


A história da odontologia na família começou com o Dr. Antônio Joaquim Teixeira Duarte. Na época o curso de formação se chamava “Pharmácia e Odontologia” sendo um curso único para as duas instituições, logo Antônio era farmacêutico e dentista.

Nascido em 1870, foi casado com Maria Theresa Xavier Rothier Duarte com a qual teve nove filhos, sendo um deles o Dr. Kant Rothier Duarte que futuramente viria a cursar odontologia nesta instituição no curso fundado por seu pai. Antônio foi um dos fundadores e professores da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte em 3 de fevereiro de 1907, na cidade de Belo Horizonte. Na época o curso de odontologia tinha apenas um ano de duração e ficava constituído pelas seguintes matérias a serem ministradas num período de dois anos: anatomia descritiva da cabeça; histologia da boca e seus anexos; fisiologia dentária; anatomia médico-cirúrgica da boca; patologia, terapêutica e higiene dentárias; prótese dentária e clínica odontológica.

Em 04 de agosto do mesmo ano, em ato solene, instala-se a Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte no prédio cedido pelo governador de Minas Gerais, Dr. João Pinheiro da Silva. Esta cresceu tornando-se Faculdade de Odontologia e Farmácia e após fusões com outros cursos veio a fazer parte da Universidade Federal de Minas Gerais em 7 de setembro de 1927.

FONTE: LIVRO DOS 50 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTODONTIA


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier

Instituto Rothier Serviços Profissionais LTDA

Av. Das Américas, 3.333  sala 1312 Rio de Janeiro - RJ 
CEP. 22631-003

CNPJ: 28.778.951/0001-05