• Clínica Rothier Odonto

Dr. Tobias Kant Coutinho Rothier


Dr. Tobias Kant Coutinho Rothier nasceu em 10 de outubro de 1925, filho mais velho, do Dr. Kant Rothier Duarte e Maria da Conceição Coutinho Rothier Duarte.

Desde a infância cursou apenas o Instituto La-Fayette, hoje Fundação Bradesco, tradicional colégio da Tijuca onde morava, e lá cursou o primário, ginasial e científico.

Prestou serviço militar em 1941 nas instalações do América Futebol Clube (Tiro de Guerra) e anos mais tarde, já formado, estagiou no Ministério da Guerra, como dentista, ficando com a patente de segundo tenente da reserva.

Durante o ano de 1945 estudou no curso São Salvador preparando-se para o vestibular da Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, onde foi aprovado em décimo lugar, em 1946.

Desde que começou a faculdade o Dr. Tobias já havia decidido que se especializaria em ortodontia e enquanto estudante freqüentava o consultório de seu pai e aos poucos foi sendo treinado no corte dos modelos de gesso, fotos intra e extra-orais, na confecção das placas de contenção ortodôntica, preparo de arcos extra-orais e tomadas radiográficas periapicais e cefalométricas bem como os respectivos traçados, familiarizando-se desde então com seu futuro profissional. Durante o último ano do curso universitário foi aluno do Dr. José Édimo Soares Martins quando o mesmo acabava de conquistar a Cádedra de Ortodontia e Odontopediatria naquela universidade.

Antes de se formar em odontologia em 1948 fez vestibular para a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UNIRIO em 1947, sendo aprovado em sétimo lugar. Nesta ocasião trancou sua matrícula e veio reabri-la somente em 1952, quando já tinha quatro anos de experiência odontológica.

Casou-se em 6 de janeiro de 1949 com Nilza Ferreira Dias Rothier com quem teve 5 filhos: Eliane Maria Rothier, professora; Eduardo Kant Rothier, ortodontista; Sérgio Roberto Rothier e Carlos Alberto Rothier, dentistas; e Cláudia Maria Rothier, higienista dental. Entre seus treze netos sete seguiram a odontologia: Marcelo Rothier Coutinho, protético; Carla Rothier Coutinho, dentista; Eduardo Kant Colunga Rothier, ortodontista; Cristiane Rothier Coutinho, dentista; Rafael Kant Colunga Rothier, dentista; Fernanda Ravazzano Rothier, higienista dental; e Carlos Eduardo Rothier de Abreu e Silva, estudante de odontologia. O Dr. Tobias possui três bisnetas filhas de sua neta Carla.

Cursou a faculdade de medicina graduando-se em 1958, com o intuito de melhorar seu conhecimento de anatomia da cabeça e pescoço e aspectos do crescimento da face, pois pensava em praticar cirurgia ortognática para melhor solucionar os problemas ortodônticos de seus pacientes. Como no início da década de sessenta as técnicas cirúrgicas não apresentavam resultados satisfatórios desistiu da idéia, passando a exercer a medicina apenas de forma filantrópica.

Em 1955, após a fundação da Sociedade Brasileira de Ortodontia foi um dos primeiros palestrantes a se apresentar nesta sociedade com o seguinte tema: “Fatores que influenciam no desenvolvimento e no crescimento ósseo”.

Ministrou várias conferências e teve trabalhos publicados em diversas revistas especializadas destacando-se o trabalho da Revista Naval de Odontologia sobre Endocrinologia Aplicada a Ortodontia, conquistando o prêmio “Vergueiro da Cruz” em 1957.

Após oito anos de trabalho clínico intenso como ortodontista do grupo do Dr. Kant Rothier, e como os demais ortodontistas da clínica, fazia parte do grupo de estudos ortodônticos onde discutiam mensalmente os artigos e livros que chegavam dos Estados Unidos com informações atualizadas. Em 1956 foi convidado pelo Dr. Aristeu Gonçalves Leite, diretor do Instituto de Odontologia da PUC-RJ para ministrar o primeiro curso de Especialização em Ortodontia naquela Universidade, sendo o primeiro curso de pós-graduação de ortodontia do Brasil. Nos anos de 1956, 1957 e 1958 foram formadas três turmas com 10 alunos cada.

Numa época em que as informações sobre as técnicas ortodônticas eram ainda muito escassas, e como o Dr. Tobias tinha como um de seus hobbies a fotografia, montou seu curso com forte embasamento clínico com slides obtidos dos pacientes em tratamento em sua clínica privada. Ao final do ano, os alunos recebiam diploma de Especialistas em Ortodontia conferidos por esta universidade e reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia.

As aulas práticas eram realizadas em seu consultório com pacientes trazidos pelos próprios alunos. Entre os procedimentos realizados, podemos destacar a tração de caninos inclusos feita com a utilização de pinos de aço na coroa dos dentes, seguidos de tração elástica. No final de 1958, ao término da terceira turma, pediu para desligar-se da universidade dedicando-se a partir de então exclusivamente a sua clínica privada.

Em 1957 fez um curso de Radiocraniometria no Centro de Estudos “Acadêmico Benjamin Baptista”, de onde era sócio desde 1951, como estudo preparatório para tese de cefalometria que estava em fase de pesquisa.

Em 1959 escreveu uma tese sobre cefalometria fazendo um estudo comparativo entre as técnicas de Steiner, Downs e Tweed para concorrer a cátedra de ortodontia da Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora, mas não chegou a defendê-la por ficar distante do Rio de Janeiro na época e ter que assumir mais este compromisso profissional. Nesta ocasião seu pai começava a pensar na sua aposentadoria o que também colaborou para esta desistência.

Com a aposentadoria do Dr. Kant Rothier em 1961, o Dr. Tobias transferiu sua clínica juntamente com os doutores Spencer Rothier Duarte e Delfino Magalhães Lustosa para a Av. Copacabana 1052, sala 301 e 302. Nesta ocasião o Dr. Armando Werneck de Carvalho foi trabalhar, a convite do Dr. Moacyr Rutowisch, em Ipanema na Rua Visconde de Pirajá 111, sala 406, no entanto a amizade e o companheirismo continuou apesar da separação.

Em 1965 foi um dos fundadores da Universidade de Itaúna em Minas Gerais e nesta ocasião doou grande parte de sua biblioteca particular para o Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia que recebeu o nome de Dr. Kant Rothier Duarte.

Em 1974 seu filho Dr. Eduardo Kant Rothier começou a trabalhar em sua clínica especializando-se em ortodontia pelo Instituto de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1982, após viagem que realizou aos Estados Unidos onde fez os cursos da Tweed Foundation e da UCLA (University of California Los Angeles).

Em 1986, viajou para a Europa a convite do Prof. Dr. José Campos Neves da Escola Superior de Medicina Dentária na cidade do Porto em Portugal onde ministrou um curso sobre diagnóstico e tratamento ortodôntico, mostrando toda a evolução de tratamento dos casos clínicos apresentados.

Em 10 de outubro de 1996 tornou-se Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Odontologia onde foi diretor científico no período de 1999 a 2001.

À partir de 1994 passou a trabalhar uma vez por semana também na Barra da Tijuca na Av. das Américas número 3333, sala 1303, onde seu filho Dr. Eduardo Kant Rothier trabalha atualmente com seus netos Dr. Eduardo Kant Colunga Rothier e Dr. Rafael Kant Colunga Rothier.

Em fevereiro de 2002 aposentou-se do atendimento clínico por problemas de saúde, embora ainda freqüente sua clínica e participe do planejamento de casos mais complexos.

Dedica-se atualmente a atividade rural em sua propriedade em Além Paraíba e teve vários hobbies durante a vida, como criação de cães de caça, cavalos, gado e peixes, além de tiro ao alvo e fotografia. Seus conhecimentos sobre fotografia foram adquiridos com um grupo de profissionais que se reunia na Cine Foto na Rua da Assembléia entre eles o Dr. Oswaldo Merquior e Dr. Rugerpe Antônio Pedreira, ambos dentistas e Antônio Rudge, fotógrafo da revista O Cruzeiro, e o naturalista João Moogen de Oliveira do Museu Nacional. No entanto o hobby que nunca deixou de praticar foi a pesca, esporte que o projetou como desportista ao longo dos anos. Foi diretor de pesca do Iate Clube do Rio de Janeiro no ano de 1973 do qual é conselheiro eleito desde 1974 até os dias de hoje.

FONTE: LIVRO DOS 50 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTODONTIA


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier