• Clínica Rothier Odonto

Dr. Kant Rothier Duarte


Dr. Kant Rothier Duarte nasceu em 2 de setembro de 1899 na cidade de Campos no Rio de Janeiro, filho de Antônio Joaquim Teixeira Duarte e Maria Theresa Xavier Duarte, e teve outros 9 irmãos, sendo que um deles faleceu ainda muito jovem. Com a morte de seu pai aos 45 anos, o Dr. Kant e seus irmãos mais velhos começaram a trabalhar logo cedo para ajudar na casa e na educação dos mais jovens, o que não impediu que todos completassem o nível superior de ensino, sendo um deles médico urologista, o Dr. Spinosa Rothier Duarte, que chegou a ser presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, quatro professoras de nível superior, Celina, Stella, Célia e Maria Augusta, dois advogados, Dr. Romero chefe do departamento jurídico da Mesbla e Dr. Nordau, e os dois mais jovens que também se formaram em odontologia, a exemplo de seu irmão, Dr. Spencer Rothier Duarte e Dr. Antonio Rothier Duarte, este último professor da UFF e da UERJ onde foi fundador da pós-graduação de endondontia e organizador deste departamento (Projeto Antares).

O Dr. Kant cursou o primário em Campos e mais tarde seus pais se mudaram para Belo Horizonte onde completou seus estudos formando-se em odontologia na Faculdade de Pharmacia e Odontologia de Belo Horizonte em 1918, atual UFMG, da qual seu pai foi um dos fundadores.

Não tendo conseguido trabalhar em Belo Horizonte, foi para o sul de Minas Gerais, na cidade de Airuoca onde iniciou seus primeiros trabalhos em odontologia. Em 1924 ficou conhecendo um dentista renomado do Rio de Janeiro, o Dr. Marcelo Rambo (americano que havia sido professor no Grambery em Juiz de Fora). Dr. Rambo convidou o Dr. Kant para vir trabalhar no Rio de Janeiro em seu consultório, indo também morar na sua casa. Com isso o Dr. Kant aprendia inglês e podia ensinar português para a família do Dr. Rambo que era casado e tinha três filhos.

O relacionamento com o Dr. Rambo foi muito importante pois colocou o Dr. Kant em contato com a comunidade de dentistas norte americanos que trabalhavam aqui no Rio de Janeiro. Quando o governo brasileiro proibiu professores estrangeiros de ensinar no Brasil, vários deles deixaram o Granbery em Juiz de Fora e vieram para o Rio de Janeiro, dando um grande impulso na odontologia deste estado. Entre eles os Drs. Chester e Leon Fordam e Dr. Mac Closkey, que eram professores da Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora (Grambery). Nesta mesma ocasião o Dr. Kant também foi apresentado a grandes dentistas da época entre eles os Drs. Carlos Lustosa, José Schmidt Sobrinho, e Mário Macedo, e trabalharam juntos na Rua da Assembléia, no edifício Kanitz e depois no edifício Carioca, no Largo da Carioca número 5 na sala 213.

Casou-se em 15 de setembro de 1924 na cidade de Itaúna em Minas Gerais, com Maria da Conceição Coutinho Rothier Duarte. Na época em que já morava no Rio de Janeiro com o Dr. Rambo, onde residiria por mais um ano e se tornariam bons amigos. Mais tarde, Dr. Kant mudou-se para uma grande residência na Rua São Francisco Xavier, trazendo o restante da sua família de Belo Horizonte, sua mãe e irmãos.

O Dr. Kant Rothier tinha três filhos, o Dr. Tobias Kant Coutinho Rothier, ortodontista, Dr. Roberto Romero Coutinho Rothier, radiologista da aeronáutica, onde foi até o cargo de brigadeiro e Helena Célia Rothier Pinheiro Torres, professora.

Em 1926 o Dr. Rambo retorna aos Estados Unidos e em 1930 o Dr. Kant começa como primeiro assistente do Dr. Carlos de Almeida Lustosa época em que começou a fazer ortodontia sob sua orientação. Foi o único assistente do Dr. Carlos de Almeida Lustosa até 1937, ano em que este faleceu atropelado por um bonde, no Largo da Carioca.

A partir deste trágico acontecimento o Dr. Kant foi obrigado a formar seu próprio grupo de trabalho transferiu seu consultório para o Ed. Colombo na Rua Manoel de Carvalho 16, nono andar.

Embora não tenha participado do magistério, mesmo porque em 1937, não havia esta estrutura de ensino nas universidades, criou em sua clinica privada um centro de ensino de estudos ortodônticos com aulas teóricas, onde eram lidas e discutidas todas as informações ortodônticas que chegavam através dos livros e revistas especializadas. A parte pratica era realizada diretamente nos pacientes sob sua supervisão. Neste local estavam instalados sete equipamentos em sala individuais e cada profissional contava com uma escrivaninha de apoio para seus relatórios e anotações. Os demais ambientes eram comuns a todos: sala de espera, laboratório de prótese, dois toaletes e sala de Raios-X, onde funcionava também um aparelho para obtenção de radiografia cefalométrica de uso exclusivo da clinica.

Sua equipe de trabalho foi crescendo gradativamente. Inicialmente convidou o Dr. José Schmidt Sobrinho em 1937, com quem já havia trabalhado antes de ser assistente do Dr. Carlos Lustosa.

Em 1938 formava-se em odontologia o Dr. Delfino Magalhães Lustosa, que como sobrinho do Dr. Carlos Lustosa já freqüentava a sua clínica, ocasião em que o Dr. Kant o convidou para ser seu assistente. Nessa mesma época o Dr. Spencer Rothier Duarte, protesista, iniciou seu treinamento em ortodontia.

Em 1939, o Dr. Kant a convite do Dr. Harvey Stallard, ortodontista em San Diego Califórnia, foi para os Estados Unidos levando consigo o Dr. José Schmidt Sobrinho, seu primeiro assistente. Enquanto se reciclavam e aprofundavam seus conhecimentos com o Dr. Stallard, um dos clínicos mais conceituados nos Estados Unidos naqueles tempos. No Rio de Janeiro o Dr. Delfino Magalhães Lustosa e o Dr. Spencer Rothier Duarte ficaram responsáveis pelos pacientes do Dr. Kant e Dr. Schmidt. Lá estiveram durante 6 meses, sob a orientação do Dr. Stallard e ao terminar este curso, por recomendação do Dr. Stallard, fizeram um curso sobre de articulação têmporo-mandibular e oclusão com o Dr. Mc Collum, discípulo de Angle, por um período de mais 2 meses.

Em 1942 o Dr. Kant encarrega o Dr. Cláudio Mello de apontar entre os alunos que estavam se formando aquele que quisesse ser seu assistente, porém teria que ter duas qualificações indispensáveis: que fosse bem educado e que dominasse a língua inglesa. Foi quando passou a pertencer a esse grupo o Dr. Armando Werneck de Carvalho.

Esta clinica era frequentemente visitada por ortodontistas de outros estados: Dr. Admar Raupp Terra ( Rio Grande do Sul), Prof. Amedee Peret ( Minas Gerais) e da Argentina o Dr. Héctor Tarracido.

Em 1946 o Dr. Kant, preocupado com o aprimoramento constante de seus assistentes, convidou o Dr. Stallard, com quem estava sempre em contato desde 1939 quando foi a San Diego, para vir ao Rio de Janeiro. Nesta oportunidade o Dr. Stallard ministrou uma conferência no auditório do Ministério de Educação e ficou maravilhado com a obra de Candido Portinari.

Finalmente em 1948 veio o seu último assistente, o seu filho Tobias Kant Coutinho Rothier, com quem dividiu seus pacientes até a sua aposentadoria em 1961.

Neste mesmo ano, o Dr. Kant comprou uma propriedade rural em Minas Gerais, no município de Além Paraíba, onde nos finais de semana e nas férias trabalhava num consultório aonde atendia aos seus empregados e demais funcionários das fazendas vizinhas, em um trabalho assistencial e profilático.

Em 7 de outubro 1949 participou da fundação do Instituto de Patologia Oral no Rio de Janeiro fazendo jus ao título de Membro Titular Fundador, o qual era presidente o Dr. Jayme Filgueiras e secretário o Dr. Cláudio Mello. Eram membros desse Instituto os doutores: Milton Freire, Orandino Prado Filho, Homero Coutinho, Hans H. Schmidt, Wladimir Pereira José Galhardo de Luca, Mário de Castro e Antônio Rothier Duarte.

Pouco antes de se aposentar o Dr. Kant a pedido do Prof. José Amedee Peret, Catedrático da Faculdade de Pharmacia e Odontologia de Minas Gerais (atual UFMG), começou a treinar o Dr. Djalma Pinto de Carvalho, que seguiu na clinica seu ciclo de aprendizado, ficando mais tarde sob a orientação do Dr. Tobias Kant Rothier.

O Dr. Kant foi responsável também pela formação odontológica de seu irmão: Dr. Antônio Rothier Duarte, endodontista que foi professor da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde iniciou o curso de pós- graduação em endodontia ( Projeto Antares).

Era costume do Dr. Kant passar as férias em Itaúna, Minas Gerais, onde morava grande parte da família de sua esposa. Em contato contínuo com seus cunhados da área da saúde, um médico e o outro farmacêutico, e juntamente com as autoridades públicas e de ensino local, debatiam e estudavam a possibilidade e criar uma Universidade. Não chegou a realizar este sonho, mas quando da fundação da Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna, o diretório acadêmico recebeu seu nome.

Ao se aposentar passou a se dedicar a sua fazenda, largando sua clínica nas mãos de seu filho Tobias Rothier. Nesta propriedade rural destacou-se como grande produtor de leite e em menor escala mantinha uma agricultura visando subsistência de seus empregados.

Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1963 aos 63 anos em sua fazenda em conseqüência de um enfarte agudo e sua esposa veio a falecer somente em 2004 aos 103 anos de idade durante o sono estando plena de suas faculdades físicas e mentais.

O Dr. Kant deixou muitos admiradores entre seus amigos, pacientes e familiares pelo seu forte caráter e firme propósito com que conduzia tudo durante sua vida.

FONTE: LIVRO DOS 50 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTODONTIA


FALE CONOSCO

No Rio de Janeiro estamos na Barra da Tijuca e Ipanema.

em Niterói estamos em Icaraí e Pendotiba associados a Clínica da Dra. Françoise Kleinsorgen.

Barra da Tijuca

Av. das Américas 3333, sala 1312

 Rio de Janeiro, RJ 

Tel: (21) 3349-3161 / 99959-2454

Ipanema

R. Visconde de Pirajá 414, sala 719

 Rio de Janeiro -  RJ 

Tel: (21) 3819-0007 / 99730-2424

Tijuca

Rua Conde de Bonfim 370 sala 404  

Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2254-9489 / 98166-5282

Pendotiba 

Est. Caetano Monteiro 1650, sala 321

Niterói - RJ

Tel: (21) 3041-7953 / 96787-9265

Icaraí  

Av. Gavião Peixoto, 148, sala 801

Niterói - RJ

Tel: (21) 2711-2967 / 99636-2428

Instituto Rothier Serviços Profissionais LTDA

Av. Das Américas, 3.333  sala 1312 Rio de Janeiro - RJ 
CEP. 22631-003

CNPJ: 28.778.951/0001-05

  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier