• Clínica Rothier Odonto

A diabetes e a saúde bucal


Segundo a Drª Monica Moreira, dentista na Clinica Rothier, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, diversas alterações decorrente da diabetes mellitus têm impacto na saúde bucal. Várias alterações podem ocorrer na boca como a xerostomia (boca seca), o que leva a uma redução e uma alteração na composição da saliva proporcionando um aumento de cáries dentárias e outras infecções.

"As mudanças na micro circulação do diabético favorece as doenças periodontais (estruturas que circundam e sustentam os dentes). São queixas frequentes dos doentes diabéticos, além da mudança salivar a perda de sensibilidade, mudanças no paladar, adormecimento, síndrome da ardência bucal e lesões em língua e mucosa oral.

As alterações neuropáticas periféricas (distúrbios nos nervos) também constituem fator de risco para a perda dentária e para a disfunção temporomandibular", esclarece Drª Monica.

Dr Juliana de Paiva, odontopediatra da Clinica alerta que, em crianças, a diabetes mellitus pode causar alteração de crescimento e erupção precoce dos dentes permanentes.

A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue.

Existem diversos tipos de diabetes mellitus, a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional e, as suas diferenças incluem:

Diabetes Mellitus Tipo 1: é uma doença crônica, pois não tem cura e ocorre porque o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo geralmente frequente na infância ou na adolescência.

Diabetes Mellitus Tipo 2: resulta frequentemente de maus hábitos alimentares e sedentarismo e é mais frequente nos adultos e idosos. Neste tipo de diabetes, o pâncreas produz insulina em quantidades insuficientes ou as células do organismo são resistentes à insulina e, por isso, o valor de glicemia permanece superior ao normal.

Diabetes Gestacional: caracteriza-se pelo excesso de açúcar no sangue durante a gravidez, provocado pelas alterações hormonais, porém, geralmente desaparece depois do parto.

Após confirmado o diagnóstico - o paciente com diabete - além de seguir com as recomendações do seu médico, deve procurar um profissional da Odontologia para se prevenir dos riscos que a doença pode causar e acompanhar sua saúde bucal.

Na Clinica Rothier temos profissionais dentistas em diferentes especialidades que poderão ajudar!

Clique aqui, para agendar uma consulta.


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier

Instituto Rothier Serviços Profissionais LTDA

Av. Das Américas, 3.333  sala 1312 Rio de Janeiro - RJ 
CEP. 22631-003

CNPJ: 28.778.951/0001-05