• Clínica Rothier Odonto

Saiba mais sobre o bruxismo e o apertamento dos dentes.


O bruxismo é uma atrição rítmica dos dentes em movimentos não mastigatórios da mandíbula, ocorrido especialmente durante o sono. Esse termo também é utilizado para incluir todas as formas de parafunção* involuntária que envolve o contato dos dentes: ranger dos dentes (noturno) apertamento dos dentes (diurno).

As consequências desses hábitos podem levar a um desgaste dentário, dor de cabeça, alteração na articulação temporomandibular (ATM).

O bruxismo atinge diretamente a qualidade do sono, importante lembrar que problemas de ordem emocional agravam o quadro.

Para o tratamento fazemos terapias para melhorar a dor, conscientização do paciente sobre o apartamento dos dentes (app), uso de dispositivo intraoral (placas), entre outros.

**********************

*Parafunção: pode ser definida como todas as atividades neuromuscular não funcional do sistema estomatognático**, resultante da repetição de um ato, geralmente agradável para o indivíduo e geradora de hiperatividade de grupos musculares craniomandibulares, além do aumento da pressão interna da articulação temporomandibular. Resposta a necessidades emocionais, quando excede o nível de tolerância fisiológica individual pode trazer comprometimentos oclusais, musculares e/ ou articulares.

**Sistema neuromuscular estomatognático: trata-se de um conjunto de músculos esqueléticos, cuja função depende diretamente da ação motora do sistema nervoso central, entre os quais os fundamentais são os músculos mandibulares, particularmente os levantadores.

Na Barra da Tijuca, Drª Monica Moreira dentista especializada em disfunção temporomandibular atende na Clinica Rothier. Odontologia Integrada.

Ligue e agende uma consulta


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier