• Clínica Rothier Odonto

Aparelho fixo convencional ou aparelho removível (Invisalign)?


Aparelhos ortodônticos fixos convencionais existem desde 1929... e trazem sim bons resultados, tanto na estética dental como na estética facial. Falar o contrário seria ignorar quase 100 anos de história da ortodontia. Minha família está com 99 anos de odontologia e isso seria negar a qualidade de trabalho de 4 gerações de ortodontistas. Aliás, ao contrário do que alguns pensam... eu também faço ortodontia fixa. E as primeiras aulas que ministrei em cursos de pós-graduação foram de simulação de modelos, hoje feitas no computador sem gesso ou cera. E estas foram seguidas de aulas sobre mecânica ortodôntica de Edgewise, que aliás uso até hoje em meu consultório. Vale lembrar que estes podem ser de metal ou aparelho transparente.

Os mesmos não caíram em desuso, mas sim estão sendo substituídos aos poucos por outros tipos de sistema quase 100 anos depois, o que cá entre nós é algo bem razoável. Os novos sistemas utilizam scaneamento da boca, eliminando assim as moldagens e fazem simulações do tratamento nos computadores. Contudo, mesmo assim ainda existem casos para os quais os aparelhos fixos convencionais ainda são a melhor opção, ou mesmo necessários para se usar em conjunto com os alinhadores termoplásticos.

Se a questão ainda for a estética existe a opção do aparelho transparente fixo.

Resumindo, os aparelhos fixos são efetivos para todos os tratamentos ortodônticos. O que existe são vantagens e desvantagens de cada sistema. De um modo geral a opção pelo aparelho removível agrega qualidade de vida ao paciente. Contudo, a melhor opção para o seu tratamento depende da avaliação de um profissional qualificado. Ninguém melhor do que um ortodontista de confiança para poder diagnosticar e escolher com você a melhor opção, se com aparelho removível (Invisalign), uso de aparelho de metal ou aparelho transparente.

Agende uma consulta em uma de nossas unidades e tome sua decisão com a ajuda de um de nossos profissionais.


  • Instagram Clinica Rothier
  • Facebook Clinica Rothier
  • Canal YouTube Clinica Rothier