bruxismo, Ronco e Apnéia do Sono 

As disfunções temporomandibulares são um grupo de condições que podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos e podem ser decorrentes de problemas musculares, articulares ou como consequência de doenças sistêmicas.

As DTM são divididas em 2 grupos: DTM muscular e DTM articular

com suas respectivas subdivisões .

 

A DTM muscular está relacionada com a sobrecarga nos músculos mastigatórios e com os músculos ligados a estes, como os músculos do pescoço e das costas. Uma sobrecarga nesses músculos causa muita dor, dificuldade em abrir a boca, dificuldade na mastigação, sensação de fraqueza muscular entre outros sintomas.

A DTM articular está relacionada a própria articulação temporomandibular (ATM ), como os deslocamento do disco articular, sinovite, capsulites, anquilose dentre outras patologias.

O sono, ansiedade e depressão estão intimamente ligados a DTM.

Noites de sono mal dormidas não permitem que seu organismo entre em todas as fases do sono necessárias para restabelecer as funções vitais do organismo, isso faz com que a pessoa acabe de acordar de uma noite de sono se sentindo desanimada, cansada. Outra complicação que pode acontecer é o ranger dos dentes conhecido como bruxismo que leva a várias consequências nocivas para os dentes e para as ATMs.

Outra complicação que podemos ter, na maioria das vezes, como efeito secundário a uma vida estressada é o ronco. Este pode estar ligado a hábitos ruins que  a pessoa adquiriu e a parte anatômica da boca que dificulta a passagem de ar, nesses casos a confecção de um aparelho anti-ronco, usado para dormir se faz necessário.

Todas as patologias relacionadas ao sistema mastigatório e as articulações temporomandibular possuem um tratamento específico e um controle. A mudança de hábitos e a colaboração do paciente se faz necessária para o bom resultado do tratamento.